Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Feijão e outros grãos são alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama

Alimentação Saudável

Feijão e outros grãos são alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama

Estamos no Outubro Rosa, o mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de neoplasia mais frequente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Nessa matéria você irá conhecer alguns alimentos que ajudam na prevenção dessa doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama corresponde a 29% dos tumores malignos detectados todos os anos. Em 2018, por exemplo, foram registrados quase 60 mil novos diagnósticos.

Embora essa doença tenha uma forte influência genética, estima-se que 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de um estilo de vida saudável, especialmente em relação à alimentação. Por isso, não poderíamos passar o Outubro Rosa sem falar desse assunto tão importante.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

De modo geral, uma dieta rica em alimentos frescos de origem vegetal ajuda a proteger o organismo contra vários tipos de câncer, enquanto produtos ultraprocessados ou cheios de gordura, sal ou açúcar aumentam o risco.

Por isso, o Inca recomenda evitar o consumo de carnes processadas, carne vermelha, salgadinhos, refrigerantes e outros alimentos que recebem a adição de ingredientes artificiais, dando preferência a uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, castanhas e sementes, que fornecem substâncias protetoras. 

Além disso, é importante incluir no cardápio alguns alimentos que são ainda mais eficientes para combater as células malignas, inclusive aquelas que originam o câncer de mama. Saiba quais são esses alimentos e conheça seus benefícios:

Feijão: o segredo está nas fibras

O feijão pertence ao grupo das leguminosas, conhecidas por ter um alto teor de fibras. Além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, protegendo contra o câncer colorretal, as fibras reduzem a velocidade de absorção do açúcar originado pela quebra dos carboidratos.

Por isso, o feijão é considerado um alimento com baixo índice glicêmico, o que significa que ele impede a ocorrência de picos de glicose no sangue. Em consequência, esse grão evita que o pâncreas tenha que liberar uma grande quantidade de insulina na corrente sanguínea na tentativa de diminuir o nível de açúcar.

Esse efeito é benéfico para a prevenção e o controle da diabetes. Além disso, ao evitar uma descarga muito grande de insulina no sangue, o feijão também está exercendo um efeito protetor em relação ao câncer.

As pesquisas científicas já demonstraram que, quando há muita insulina circulando no organismo, um tumor em estágio inicial apresenta uma tendência maior a continuar se desenvolvendo para estágios mais avançados. 

Dessa forma, como o feijão reduz a necessidade de insulina, ele pode ajudar a prevenir o câncer. Vale mencionar que um estudo chegou à conclusão de que o consumo dessa leguminosa foi capaz de evitar o desenvolvimento do câncer de mama em cobaias, mostrando que o feijão é ainda mais eficiente para combater esse tipo de tumor.

Além desses pontos positivo, o feijão possui ainda outros benefícios, conheça.

Feijão-fradinho: de olho nas proteínas

Todos os tipos de feijão são ricos em fibras e podem ajudar a prevenir o câncer, mas algumas variedades oferecem propriedades adicionais. 

Este é o caso do feijão-fradinho, também conhecido como feijão-de-corda ou feijão-caupi. Essa variedade contém uma proteína especial que mostrou ser capaz de bloquear o desenvolvimento de tumores em laboratório.

Feijão-preto: a cor da casca faz diferença

Uma das origens do câncer está nos danos causados pelos radicais livres, moléculas que atacam o DNA das células por meio da oxidação. É por isso que substâncias antioxidantes, como os polifenóis presentes no feijão, ajudam a prevenir os tumores.

feijao-e-outros-graos-alimentos-que-ajudam-na-prevencao-do-cancer-de-mama

Em relação a esse fator, a variedade de maior destaque é o feijão-preto: sua coloração mais escura se deve à presença de pigmentos chamados antocianinas, um tipo de polifenol capaz de combater os processos inflamatórios e os efeitos maléficos dos radicais livres.

Soja: uma leguminosa amiga das mulheres

Assim como o feijão, a soja também pertence ao grupo das leguminosas e fornece excelentes quantidades de fibras e proteínas vegetais. Esse alimento pode ser considerado um grande aliado da saúde feminina devido à presença de substâncias chamadas isoflavonas, pertencentes à classe dos fitoestrógenos.

As isoflavonas são famosas por ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Isso acontece porque essas substâncias têm uma estrutura química muito parecida com a do hormônio feminino estrogênio, que tem suas taxas diminuídas com o avanço da idade.

Porém, dependendo do tipo de tecido corporal, as isoflavonas da soja podem bloquear a ação do estrogênio, pois elas “roubam” o lugar em que esse hormônio deveria se ligar. Esse efeito é extremamente positivo para a prevenção e o combate a alguns tipos de tumor que são “alimentados” pelo estrogênio, como algumas variedades do câncer de mama.

Além disso, as isoflavonas (especialmente a genisteína) podem inibir o funcionamento de enzimas que favorecem a disseminação dos tumores, auxiliando no combate às metástases. 

O efeito protetor da soja em relação ao câncer de mama também se deve às propriedades antioxidantes das isoflavonas e ao fato de esses compostos bloquearem a formação de vasos sanguíneos que poderiam levar nutrientes ao tumor e favorecer seu crescimento.

Outros grãos que ajudam a prevenir o câncer

Além do feijão, outros grãos e cereais integrais ricos em fibras podem contribuir para prevenir o câncer, como o arroz integral, a aveia e a quinoa. Por isso, eles também devem ser incluídos na alimentação de forma regular.

A linhaça e a chia, por sua vez, mesmo sendo consideradas sementes oleaginosas e não cereais, oferecem efeito protetor devido à presença das fibras e do ômega-3, um ácido graxo com alto poder antioxidante.

E embora a soja contenha os teores mais elevados de isoflavonas, principalmente a genisteína, esses compostos também estão presentes em menor quantidade em outras leguminosas, como grão-de-bico, lentilha e ervilha. Portanto, vale a pena incluir esses alimentos no seu cardápio também.

Aproveite o Outubro Rosa e as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama para fazer mudanças positivas na sua vida e preservar a sua saúde. Que tal começar pela alimentação?

Fonte(s): Saúde Abril [1], [2], RMMG, Scielo, e INCA