Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

14 dicas e truques inteligentes para organizar o armário da cozinha

Dicas

14 dicas e truques inteligentes para organizar o armário da cozinha

A cozinha é um ambiente que precisa ser prático e funcional para que você possa preparar os alimentos com segurança, e grande parte disso depende da forma como você arruma seus utensílios. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com dicas para organizar o armário da cozinha e deixar o seu dia a dia mais fácil. Confira:

1. Limpe o armário antes de guardar seus objetos

O primeiro passo para deixar o armário da cozinha bem organizado é garantir que ele esteja limpo para receber seus utensílios. Armários de MDF ou madeira são menos resistentes à umidade, por isso o ideal é optar por um pano macio, como uma flanela, levemente umedecido com água e sabão de coco ou detergente neutro. Caso seu armário seja de fórmica, é possível usar um pano umedecido com álcool ou detergente, mas evite os saponáceos e as ceras. Para portas de vidros, utilize um produto apropriado para esse material, evitando as manchas. Guarde seus objetos somente depois que o armário estiver completamente seco.

2. Separe seus utensílios por tipo e defina um lugar para eles no armário

Uma das melhores formas de organização é classificar os itens de acordo com a sua “família”, separando-os em grupos como louça, potes e mantimentos. Em seguida, defina em que parte do armário cada uma dessas categorias será colocada, mantendo juntos os objetos da mesma família.

3. Deixe os itens de uso diário em locais de fácil acesso

Pratos, xícaras e travessas e outros objetos utilizados no dia a dia devem ficar em prateleiras mais baixas, de forma que não seja necessário subir em uma escada para alcançá-los. Já os itens que são usados apenas em ocasiões especiais podem ficar em prateleiras mais altas ou mesmo em um balcão na sala de jantar, quando esse móvel estiver disponível.

4. Empilhe os pratos conforme o tipo e o tamanho

Separe os pratos de acordo com o jogo e, depois, conforme o tamanho de cada um. Procure fazer pilhas de até 10 pratos, para evitar que o excesso de peso provoque a quebra das peças que ficarem mais embaixo. De preferência, mantenha pratos rasos, fundos, de sobremesa e pires de um mesmo jogo na mesma prateleira, colocando aqueles que são mais usados sempre à frente dos demais. Outra possibilidade para organizar essas peças é utilizar um suporte aramado para pratos, que economizam espaço e evitam que a pilha faça muita pressão sobre as últimas unidades.

5. Guarde as panelas embaixo da pia

Geralmente, os armários de cozinha contam com um grande espaço embaixo da pia, ideal para guardar suas panelas. Para organizá-las, a dica é empilhar uma sobre a outra conforme o tamanho – nesse caso, coloque uma folha de papel-toalha no fundo de cada uma para evitar os riscos. Mantenha as tampas juntas em uma caixa plástica. Caso não haja espaço suficiente para todas as panelas, priorize aquelas que você mais usa no seu dia a dia. As outras podem ser guardadas na despensa ou em um balcão.

6. Otimize o espaço dedicados aos potes

Potes plásticos ou de vidro podem ser guardados abertos e organizados um dentro do outro conforme o tamanho. Reúna todas as tampas em uma gaveta próxima ou em uma caixa especial.. Livre-se de potes rachados, quebrados e sem tampa e procure manter apenas aqueles que você realmente utiliza – é fácil exagerar no número de objetos quando o assunto são potes de cozinha!

7. Utilize prateleiras de metal para aproveitar toda a altura dos armários

Se as prateleiras do seu armário são bem altas e você acaba não utilizando todo o espaço, a dica é instalar prateleiras de metal vendidas à parte, ampliando a superfície de armazenamento. Dessa forma, você cria um novo “andar” dentro do armário e ganha espaço para acomodar suas louças e outros utensílios de cozinha.

8. Pendure as canecas dentro do armário

Outra forma de aproveitar prateleiras mais altas é instalando ganchos próprios para pendurar xícaras e canecas. Dessa forma, você consegue guardar no mesmo lugar todas as xícaras e pratos de um mesmo jogo e ainda otimiza o espaço do seu armário.

9. Evite empilhar muitas travessas e refratários

Como esses objetos costumam ser pesados, empilhar várias unidades aumenta o risco de trincar ou quebrar aqueles que ficarem por baixo. Por isso, procure não guardar mais do que duas ou três peças uma dentro da outra. Se o espaço é um problema no seu armário, uma boa dica é fazer divisórias verticais sob medida, de forma que você possa encaixar travessas e refratários um a um nesses espaços, sem sobrecarregar nenhum item.

10. Organize copos, taças e potes de sobremesa

Os copos do dia a dia devem ficar próximos do filtro de água ou da geladeira, enquanto as taças podem ser guardadas no armário, na cristaleira ou no balcão da sala de jantar. A organização dos potes de sobremesa deve seguir o mesmo princípio das outras louças: empilhe os potes por tipo e frequência de uso, deixando aqueles que são mais utilizados em prateleiras de fácil alcance. Os potes pertencentes ao aparelho de jantar de ocasiões especiais podem ficar no balcão ou na cristaleira.

11. Guarde os eletrodomésticos todos juntos

Se possível, organize itens como liquidificador, batedeira e processador, entre outros, no mesmo espaço do armário, facilitando o uso quando necessário. Procure manter cada eletrodoméstico com seus acessórios ou, então, reúna todos eles em uma caixa plástica à parte.

12. Saiba como aproveitar suas gavetas

A dica na hora de organizar as gavetas é deixar os objetos de uso mais frequente naquelas que ficam mais em cima. Dessa forma, você pode guardar utensílios como colher de silicone, espátula e facas de corte na primeira gaveta, talheres de mesa na segunda, talheres de servir na terceira e itens como luvas, papel-toalha e papel-alumínio na quarta. Caso sua gaveta de talheres de mesa não tenha divisórias apropriadas, você pode adquirir essa peça à parte para evitar que eles se misturem. Na hora de arrumar a gaveta de panos de prato, procure fazer rolinhos com eles, assim você aproveita melhor o espaço e não usa sempre os mesmos.

13. Separe os mantimentos por tipo

Para facilitar a visualização dos mantimentos que você tem em casa, o primeiro passo é organizá-los conforme o tipo, como grãos, massas, latas de conserva, caixas de leite, guloseimas etc. Na hora de acomodar itens pequenos ou difíceis de manter empilhados, como balas, chocolates e pipoca de micro-ondas, você pode recorrer a cestinhas organizadoras, que ajudam a manter esses itens juntos e aproveitam melhor o espaço.

14. Observe a data de validade dos mantimentos

Deixe os produtos que estão mais próximos da data de vencimento sempre à frente ou acima dos demais, de forma a consumi-los primeiro. Outra dica para evitar o desperdício é não fazer um estoque muito grande, o que faz com que alguns itens fiquem fora do seu campo de visão e acabem não sendo utilizados. Caso você opte por guardar seus mantimentos em potes de plástico, é importante colar em cada um uma etiqueta indicando seu conteúdo e a data de validade do produto. Com essas dicas para organizar o armário da cozinha, o preparo das suas refeições será muito mais prático e seguro. Assim, você pode colocar ainda mais amor e atenção na sua comida – e isso faz toda a diferença no resultado final!