Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Sorte no Ano-Novo: Saiba como as cores dos alimentos influenciarão sua vida

Curiosidades

Sorte no Ano-Novo: Saiba como as cores dos alimentos influenciarão sua vida

Certas cores passaram a ter um significado muito mais profundo do que você vê à primeira vista. Enquanto umas simbolizam recomeços e serenidade, outras podem denotar riqueza, alegria... E se a cor da roupa vai da superstição de cada um, a dos alimentos realmente indicam um ano novo de saúde e bem-estar.

Quer esteja à procura do vestido de Réveillon perfeito, tentando encontrar a bermuda e regata da sua expectativa ou apenas pensando em uma simpatia, reserve este tempo para olhar a nossa lista de cores e comidas comemorativas. Se você não conseguir sorte, pelo menos entrará em 2021 de barriga cheia.

Para uma dose dupla de bons presságios, certifique-se de ter um desses alimentos na sua ceia de Ano-Novo. Vamos começar?

Alimentos Brancos

Como a pomba, o branco costuma estar relacionado à paz e calmaria. É tradicionalíssimo o uso de roupas brancas nas festas de fim de ano para indicar o desejo por novos começos.

Prato de salada branca

Para quem tem diabetes, deseja perder peso ou precisa controlar a hipertensão, basta depositar sua confiança em alimentos brancos, como feijão branco, banana, batata e couve-flor, que são ricos em fibra, vitaminas B e C, magnésio, potássio e fósforo. Se você procura um maior controle alimentar em 2021, o branco é a sua cor.

Receita para experimentar: Salada de Feijão Branco

Alimentos Amarelos 

Nas culturas ocidentais, o amarelo transmite atributos otimistas como calor e felicidade. É ainda a cor do sol e dos girassóis, e, no Brasil, a tradição o conecta com dinheiro e riqueza (quem não gosta?).  

Milhos

Um alimento favorito dessa cor é a manga, especialmente venerada por sua doçura e versatilidade. Mesmo assim, garanta sorte extra ampliando seu cardápio com cenoura, laranja, milho, abóbora ou mamão, que têm ações diurética, colágena e antioxidante. Você deseja prevenir o câncer de mama, retardar o envelhecimento, segurar o cabelo ou cuidar de sua pele? Então deve levar a sério a comida amarela.

Receita para experimentar: Cuscuz nordestino de flocão

Alimentos da cor Marrom

É o tom da terra, que proporciona proteção, segurança e solidez, atraindo dinheiro através do trabalho. A maciez desta tonalidade combinada ao encantamento do dourado pode reforçar o brilho da sua personalidade complexa, como a luz solar. 

Mas é na comida que essa cor se manifesta fisicamente. Ricos em fibras, os alimentos marrons favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo inclusive a prisão de ventre. Também são antioxidantes, além de auxiliarem no combate à ansiedade e à depressão. Se você estiver atrás de fartura, ou apenas querendo regular seu organismo, aconselhamos que acrescente lentilha, arroz integral, aveia, soja, nozes ou trigo à sua ceia de Ano-Novo, eles prometem ser tiro e queda.

Receita para experimentar: Lentilha da Sorte

Alimentos Vermelhos 

Você verá composições com essa cor muitas vezes durante a celebração da Virada. Isso porque o vermelho simboliza a paixão e acredita-se que traga energia e excitação para quem escolhê-lo no Réveillon. 

Torta de frutas vermelhas

Já entre os alimentos, essa tonalidade indica a presença de licopeno, flavonoides, fósforo, potássio, cálcio e vitaminas, que trabalham na redução do colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares e, de quebra, fortalecem o sistema imunológico. Então, se você quer disposição para o ano novo, aposte no morango, arroz vermelho, tomate, pimentão, melancia, goiaba, framboesa... 

Receita para experimentar: Benefícios do arroz vermelho para sua saúde

Alimentos Verdes 

Avatar da primavera, essa cor simboliza a natureza. Pense na floração das plantas, nos parques, ruas, campos e jardins mais alegres e vívidos - o verde está por toda parte! Seja fé, esperança ou liberdade, nenhum outro tom consegue representá-los melhor que ele.

Pratos de saladas, bolacha e aperitivos

Concorda? Pois saiba que alimentos verdes agregam ainda mais, uma vez que promovem a desintoxicação celular, são anticancerígenos, inibem radicais livres, fortalecem o coração, cabelo e a pele, além de serem importantes para os ossos. Quer chegar fortalecido em 2021? Inclua folhas, abacate, chá, ervilha, limão e kiwi na sua dieta o quanto antes.  

Receita para experimentar: Creme de Ervilha

Alimentos Azul e Roxo 

Universal e idílica, essa cor é intimamente associada a sentimentos de harmonia, relaxamento e saúde. Quando refletido na religião, o azul vai representar as divindades (o manto azul de Maria, o Arcanjo Miguel, o longo vestido de Iemanjá). Portanto, é uma cor para quem busca confiança, quietude, diplomacia e espiritualidade em 2021.

Assim, na nossa listinha de alimentos roxos ou azulados, destacamos o blueberry, milho azul e a amora, excelentes fornecedores de vitaminas, minerais e antioxidantes que inibem os radicais livres. Como resultado, você ganhará uma mãozinha no processo de digestão e no combate ao envelhecimento precoce. Juventude é o que estes elementos prometem. 

Leia tambémAlimentos tradicionais que não podem faltar na ceia de Ano Novo

O equilíbrio é a maior dica

Preparar uma ceia saborosa e cheia de tradição pode significar sorte, saúde e fartura, contudo, um consumo balanceado e livre de excessos segue sendo nossa maior dica. 

Para a nutricionista Karen Cristina Ribeiro, isso não significa que os alimentos listados tenham alguma contraindicação, e, sim, que sua ingestão exagerada pode “causar indigestão, sensação de “estufamento”, mal-estar, aumento de peso e retenção hídrica”, explica.

Então, que refeição você consome para ter sorte no ano novo? Compartilhe suas tradições alimentares conosco nas redes sociais abaixo!