Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Conheça os benefícios do grão-de-bico e aprenda como cozinhar esse alimento

Curiosidades

Conheça os benefícios do grão-de-bico e aprenda como cozinhar esse alimento

O grão-de-bico pertence ao grupo das leguminosas, que também inclui feijão-preto, feijão-carioca, feijão-vermelho, lentilha, soja e ervilha

Todos esses alimentos oferecem vantagens para a nossa saúde, mas há alguns benefícios do grão-de-bico que são ainda mais interessantes. Conheça os principais:

1. Contribui para a perda de peso

O grão-de-bico pode até ser relativamente calórico (são 164 kcal em 100 gramas), mas essas calorias estão acompanhadas por boas doses de proteínas e fibras, que contribuem para dar mais saciedade.

Diferente dos carboidratos, as proteínas não causam fome logo depois do consumo. Enquanto isso, as fibras absorvem água e formam um gel dentro do estômago, ajudando a inibir o apetite. Assim, o grão-de-bico pode contribuir em processos de emagrecimento.

2. Auxilia o ganho de massa muscular

Por ser uma boa fonte de proteínas vegetais de alto valor biológico, o grão-de-bico oferece quase todos os aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo corpo). Assim, ele auxilia o organismo na manutenção e construção dos músculos.

Dica: ao consumir o grão-de-bico junto com arroz, substituindo o feijão, você fornece ao organismo todos os aminoácidos necessários para a formação de proteínas.

3. Ajuda a combater a anemia

Em comparação com outras leguminosas, o grão-de-bico tem a menor concentração de antinutrientes, isto é, componentes que prejudicam a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo.

grão de bico benefícios

Assim, ele é digerido mais facilmente, o que faz com que seus nutrientes, como o ferro, sejam mais bem absorvidos. Dessa forma, o consumo de grão-de-bico pode ajudar a combater a anemia.

4. Melhora o funcionamento do intestino

A presença de fibras insolúveis no grão-de-bico faz com que ele seja um bom amigo das funções intestinais, já que elas facilitam o trânsito dos alimentos em nosso sistema digestivo. 

Por isso, o grão-de-bico ajuda a combater a prisão de ventre e outras doenças, como pólipos intestinais e o câncer colorretal.

5. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue

As fibras são responsáveis por grande parte dos benefícios do grão-de-bico, incluindo também o controle das taxas de glicose no sangue.

Isso acontece porque as fibras reduzem a velocidade com que os açúcares provenientes da quebra dos alimentos são absorvidos pelo intestino, prevenindo os picos glicêmicos. Desse modo, o grão-de-bico pode ser um alimento indicado para pessoas com diabetes.

6. Protege a saúde do coração e das artérias

Da mesma forma que as fibras reduzem a absorção do açúcar pelo intestino, elas também fazem isso com as gorduras, incluindo o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, que se depositam nas paredes das artérias e aumentam o risco de problemas cardiovasculares.

Assim, as fibras fornecidas pelo grão-de-bico contribuem para a preservação da saúde do coração e dos vasos sanguíneos, prevenindo ameaças como a aterosclerose (entupimento das artérias) e o infarto.

7. Auxilia no combate da depressão e ansiedade

O grão-de-bico contém triptofano, um aminoácido que participa da produção de serotonina – neurotransmissor conhecido por melhorar o humor, proporcionar boas noites de sono e conferir sensação de relaxamento e bem-estar.

Quando a serotonina está em falta, podem surgir quadros de depressão e ansiedade. A boa notícia é que o grão-de-bico favorece a produção dessa substância da mesma forma que o chocolate, mas sem oferecer gorduras e açúcares adicionais.

Como fazer grão-de-bico

Para aproveitar todos esses benefícios do grão-de-bico, é necessário cozinhá-lo de forma a preservar seus nutrientes. Veja como fazer grão-de-bico na panela de pressão, na panela comum e no micro-ondas:

grão de bico

? Atenção! Na noite anterior ao preparo, lave bem o grão-de-bico e deixe de molho em água fria por 12 horas. Depois desse período, descarte a água do molho e lave os grãos em água corrente. Esse procedimento serve para hidratar o grão-de-bico, de modo que todos os grãos cozinhem por igual e fiquem com a mesma textura depois de prontos.

Como fazer grão-de-bico na panela de pressão

Coloque o grão-de-bico escorrido na panela de pressão e cubra com água nova, cerca de 2 dedos acima dos grãos – sempre respeitando a capacidade da panela. Adicione sal a gosto e um fio de óleo. Tampe, leve ao fogo alto e deixe cozinhar até pegar pressão (começar a chiar).

Em seguida, abaixe o fogo e marque 15 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair. O grão-de-bico estará cozido e firme.

Dica: se desejar que ele fique al dente, desligue o fogo com 10 minutos. Para deixar o grão-de-bico mais macio (para fazer homus, por exemplo), cozinhe por 20 minutos.

Como fazer grão-de-bico na panela comum

Depois de escorrer o grão-de-bico, coloque na panela comum e cubra com água até ficar com o dobro da altura dos grãos ou pelo menos 4 dedos acima deles. Adicione sal a gosto e um fio de óleo e leve ao fogo alto até ferver com a panela aberta.

Quando levantar fervura, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 60 a 75 minutos, até que o grão-de-bico fique macio. Depois, é só escorrer e utilizar.

Como fazer grão-de-bico no micro-ondas

Coloque o grão-de-bico escorrido e lavado em um recipiente com tampa próprio para micro-ondas, cubra com água e adicione sal a gosto. Tampe o recipiente e leve ao micro-ondas por 8 a 10 minutos em potência média.

Ao fim desse tempo, verifique a maciez dos grãos. Se necessário, deixe cozinhar por mais 2 minutos ou até atingir a consistência desejada.

Agora que você conhece todas essas formas de como fazer grão-de-bico, você pode utilizar esse alimento rico em nutrientes em várias receitas deliciosas e aproveitar todos os seus benefícios para a saúde.