Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

Confira dicas para preparar o peru de Natal perfeito

Coleção Receitas

Confira dicas para preparar o peru de Natal perfeito

O peru de Natal é o prato mais aguardado da ceia, mas ele não é tão simples assim de preparar. Como essa ave não costuma estar presente no nosso dia a dia, muita gente tem dúvida sobre como deixá-la com aquela casquinha crocante por fora e ao mesmo tempo com a parte interna bem cozida e suculenta.

Confira nossas dicas para preparar o peru de Natal perfeito e encante os olhos e o paladar dos seus convidados:

1. Escolha o peru do tamanho certo para a sua família

No supermercado, leve em consideração o número de convidados da ceia para escolher um peru do tamanho ideal.

Para famílias de até 5 pessoas, um peru de 2 kg é mais do que suficiente. Já os perus entre 4 e 5 kg servem de 10 a 20 pessoas, dependendo dos acompanhamentos servidos na ceia de Natal. Aves maiores do que isso geralmente não cabem em fornos domésticos.

2. Descongele o peru com antecedência

Observe o tempo de descongelamento indicado no rótulo: enquanto algumas marcas oferecem perus que vão direto ao forno ou que podem ser descongelados no micro-ondas em cerca de 40 minutos, outras recomendam que a ave seja descongelada na geladeira, o que pode levar mais de 40 horas.

Assim, com a antecedência necessária, higienize a embalagem do peru, transfira para uma travessa grande e coloque na parte inferior da geladeira. A ave não deve ser descongelada sob água corrente ou exposta ao sol, pois essas práticas oferecem alto risco de contaminação.

3. Retire os miúdos 

Com o peru já descongelado e sem a embalagem, retire o saquinho de miúdos que vem dentro dele e reserve para preparar o recheio.

4. Capriche no tempero do peru de Natal

A maior parte dos perus já vem pré-temperada, mas você sempre pode incrementar o tempero para dar um sabor ainda mais especial. Como a ave demora a pegar sabor, é importante deixá-la marinando por pelo menos 12 horas – ou seja, você precisa começar bem cedo ou até mesmo no dia anterior.

confira-dicas-para-preparar-o-peru-de-natal-perfeito

Uma dica para eliminar o odor característico do peru é passar água corrente por dentro e por fora da ave, deixar de molho em água pura por 10 a 15 minutos e passar água corrente mais uma vez. Em seguida, retire o excesso de água com toalhas de papel ou com um pano de prato limpo.

Para temperar, prepare uma marinada com seus condimentos e especiarias preferidos ou siga a nossa receita para um peru de aproximadamente 4 kg:

  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • Suco de 6 laranjas
  • 1 xícara de vinagre de maçã
  • 3 cebolas picadas
  • 6 dentes de alho amassados
  • 4 folhas de louro Caldo Bom
  • 1 colher de sopa de manjericão Caldo Bom
  • 1 colher de sopa de salsinha Caldo Bom
  • 1 colher de sopa de orégano Caldo Bom
  • 10 cravos-da-índia Caldo Bom
  • Pimenta-do-reino Caldo Bom a gosto

Misture todos os ingredientes e despeje sobre o peru em uma travessa. Cubra com papel-alumínio e deixe na geladeira por 12 horas, virando a ave na metade do tempo para pegar o tempero em todos os lados. Geralmente não é necessário acrescentar sal, pois o peru já costuma vir salgado.

5. Unte o peru com manteiga antes de assar

O peru é uma carne com pouca gordura, o que faz com que ele possa ficar ressecado depois de assado. Para evitar esse efeito e garantir que ele fique bem suculento, é preciso seguir algumas dicas.

O primeiro passo é retirar o peru da geladeira uma hora antes de levar ao forno, assim ele estará em temperatura ambiente no momento de assar. 

Aproveite esse intervalo e prepare uma manteiga temperada para untar a ave. Para isso, você pode misturar uma xícara de manteiga em temperatura ambiente com três folhas de sálvia picadas ou outras ervas da sua preferência.

Coloque o peru sobre uma tábua e reserve o líquido da marinada. Levante a pele da ave com cuidado, faça alguns furinhos com auxílio de um garfo e unte toda a superfície com a manteiga temperada, lembrando-se de untar a parte interna também.

6. Prepare o recheio do peru

Você pode assar o peru com o recheio ou deixar para recheá-lo depois. Caso prefira recheá-lo depois de assado, coloque algumas unidades de canela em pau, dentes de alho inteiro e um limão cortado em quatro partes na parte de dentro da ave antes de levá-lo ao forno.

Se preferir rechear a ave antes de assar, prepare uma farofa de Natal com os miúdos que vieram dentro do saquinho. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 300 gramas de farinha de mandioca torrada Caldo Bom
  • Miúdos do peru
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 2 cebolas picadas
  • 3 dentes de alho amassados
  • 200 gramas de azeitona picada sem caroço
  • 250 gramas de bacon em cubinhos
  • 2 tomates picados sem pele e sem semente
  • 2 ovos cozidos picados
  • 1 ½ xícara de uva-passa
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
confira-dicas-para-preparar-o-peru-de-natal-perfeito

Cozinhe os miúdos do peru em água até ficarem bem macios e corte em pedacinhos. Aqueça a manteiga em uma frigideira grande e doure a cebola e o alho.

Acrescente os miúdos do peru e refogue. Junte a azeitona, o bacon, o tomate e a farinha de mandioca Caldo Bom. Mexa bem até obter uma farofa úmida.

Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta a gosto. Adicione os ovos cozidos e a uva-passa e misture delicadamente. Se preferir, utilize a farofa pronta Caldo Bom em vez da farinha de mandioca.

Use cerca de metade dessa farofa de Natal para rechear o peru e guarde o restante para decorar o prato. Em seguida, amarre as coxas e as asas do peru com barbante ou linha de costura para que ele não abra enquanto assa.

7. Saiba como assar o peru de Natal

Depois de preparar, rechear e amarrar o peru, transfira-o para uma assadeira funda e regue com o líquido da marinada. 

Deixe o líquido na própria assadeira e cubra com papel-alumínio com o lado brilhante para dentro. Leve para assar em forno preaquecido a 180 oC. 

A cada 45 minutos, abra o papel-alumínio, regue o peru com a marinada e o líquido que vai se soltar e cubra com o papel-alumínio novamente. Esse é o segredo para que a ave fique bem suculenta.

Calcule cerca de uma hora para cada quilo do peru para estimar o tempo pelo qual ele deverá ficar no forno ou siga as instruções da embalagem. Nos 15 minutos finais, retire todo o papel-alumínio e aumente a temperatura para 220 oC para dourar a pele.

Para finalizar, transfira o peru assado para uma travessa de servir e retire o barbante ou a linha de costura. Decore o prato com o restante da farofa de Natal e acrescente fatias de abacaxi e cerejas em calda ou outros ingredientes da sua preferência. 

Agora, é só levar o peru até a mesa e chamar toda a família para aproveitar a ceia. Feliz Natal!

Fonte(s): Tudo Gostoso [1] e [2], Menu do dia e M de Mulher