Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Linha Vegan Saiba tudo sobre veganismo e vegetarianismo
Bom é comer bem Bom é comer bem

5 carboidratos do bem que você deve colocar no prato

Alimentação Saudável

5 carboidratos do bem que você deve colocar no prato

Eles são apontados como vilões por alguns, mas o fato é que uma dieta completamente sem carboidratos pode até ser prejudicial para a saúde. Quando consumidos em quantidades adequadas eles são benéficos e nutritivos.

Melhor ainda se você optar por alimentos que são considerados boas fontes de carboidratos. A lista de bons produtos com essas características que você pode incluir na sua alimentação é extensa, mas podemos apontar alguns dos mais saudáveis e que fazem bem para a saúde. Delicie-se com essa seleção que preparamos para você e boas refeições.

1. Quinoa

Considerado um alimento completo, a quinoa é rica em proteínas e minerais e vitaminas, especialmente as do Complexo B, Magnésio, Fósforo e fibras. Graças às suas características, ela é considerada uma das fontes proteicas mais ricas entres os vegetais — 21% dela é composta por carboidratos.

São muitas as alternativas de receitas que você pode preparar com ela. Uma sugestão é o delicioso Hamburguer de Quinoa Caldo Bom. Ele inclui aveia, chia, abobrinha e ovos na receita e pode render até seis porções. O tempo de preparo é de menos de 40 minutos. Simples, rápido e diferente. Experimente!

2. Aveia

São muitos os benefícios da aveia para a saúde. Rica em vitaminas e minerais, duas colheres (sopa) do cereal são suficientes para obter porções diárias significativas de diversos nutrientes. A aveia é rica em carboidratos, mas diferentemente das massas e dos pães à base de farinha branca, ela fornece também fibras.

A aveia é uma ótima escolha para um café da manhã mais saudável e pode ser incluída ainda em qualquer uma das refeições ao longo do dia. A lista de receitas nas quais a aveia é um dos principais ingredientes é extensa. Você pode experimentar os Cookies de Aveia ou o Bolo de Fubá Proteico. Ambos são uma delícia.

3. Grão-de-Bico

Cerca de 25% do grão-de-bico é composto por carboidratos e 33% por fibras. Isso significa que essa é uma das proteínas vegetais mais nutritivas que você poderia consumir. Seus benefícios na dieta incluem prevenção de problemas cardíacos e intestinais.

Algumas receitas de grão-de-bico vão surpreendê-lo pela versatilidade do alimento e pelo sabor que ele é capaz de proporcionar. Comece pela Moqueca de Grão-de-Bico e depois passe para a Salada de Bacalhau e Grão-de-Bico. Se você tem uma dieta vegetariana, surpreenda-se com essa deliciosa receita de Hamburguer de Grão-de-Bico.

4. Arroz Integral

O arroz e o feijão estão presentes na alimentação diária da maioria dos brasileiros. Quer uma opção mais saudável? Vá de arroz integral em vez do tradicional. Ele é rico em antioxidantes e basta uma xícara (chá) para consumir cerca de 36 gramas de carboidratos. E o melhor: você pode variar o sabor de diversas maneiras, como nessas 5 receitas de como fazer arroz integral.

No nosso site há ainda outras variações. Uma delas são os Biscoitos de Arroz Integral. E se você cozinhou uma quantidade maior do que deu conta de comer e sobrou arroz, não se preocupe: aproveite essas 5 receitas deliciosas com sobras de arroz integral. Sem desculpas para incluir esse alimento na sua dieta, hein?

5. Feijão

Que o arroz e o feijão são a combinação perfeita para a nossa saúde você já sabe. Porém, o que talvez você não saiba é que uma xícara (chá) de feijão tem 21 gramas de carboidratos e, em razão disso, a ingestão diária desse alimento nos fornece boas doses de potássio e ferro, além de proteínas e fibras.

O feijão é ainda um poderoso aliado contra a anemia e existem dezenas de variedades igualmente saborosas para provar. Se você quer variar o cardápio, aproveite essas 5 receitas de como cozinhar feijão. E vá além: que tal preparar doces de feijão? Essas 4 receitas são a prova de que é não é apenas no almoço e no jantar que ele deve estar presente. 

.....

Viu só como é possível incluir mais carboidratos na sua dieta sem precisar se preocupar com consequências nocivas que eles podem trazer para a saúde? Tudo é uma questão de saber escolher itens mais saudáveis e que possam contribuir para uma alimentação de qualidade.